Ao ler um livro ou olhar fixamente para determinado lugar como uma parede branca ou um ambiente bem iluminado, você já reparou se surgem “pontinhos pretos ou manchinhas voando” tipo fios de cabelo, baratas ou qualquer outro bichinho no seu campo visão? Se a resposta for SIM você pode estar sofrendo com o que chamamos de “moscas volantes”!
Este é o nome dado as minúsculas condensações no vítreo (gel que preenche o olho) que ficam ali “flutuando”. Vamos correlacionar? Imagine que o nosso olho é um ovo preenchido somente de clara, e os gruminhos ou condensações da clara seriam as moscas volantes!!!
A principal causa é o descolamento do vítreo posterior, ou seja, o movimento e a separação da “clara de ovo” do olho. A existência por si só da separação do vítreo não é o grande vilão, e sim em algumas situações quando parte desse gel está aderido a retina e se separam, e o mesmo puxa a retina e promove lesões como rasgos e buracos podendo levar ao descolamento de retina!
Geralmente, não é necessário tratamento, já que essas manchas somem com o tempo. No entanto, se elas forem grandes, numerosas e aumentam cada vez mais de número e tamanho, ou provocarem o que é mais temido, a lesão da retina, é aconselhado o acompanhamento médico com profissional capacitado!